O evento, organizado pelo Observatório Nacional do Brasil, contempla áreas como instrumentação geomagnética, processamento de dados e aplicações científicas.
Esta visualização estereoscópica mostra um modelo simples do campo magnético da Terra. O campo magnético protege parcialmente a Terra de partículas carregadas nocivas que emanam do Sol. (Crédito: Goddard Space Flight Center da NASA)
Acontece na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, o XX Workshop da Associação Internacional de Geomagnetismo e Aeronomia (IAGA). O evento começa em 31 de outubro e finaliza em 6 de novembro, e reunirá especialistas e estudantes do mundo todo, com o objetivo de promover discussões e práticas voltadas para o estudo do geomagnetismo, enfatizando a produção de dados precisos e de qualidade.
Organizado pelo Observatório Nacional do Brasil, o workshop é direcionado para profissionais e jovens pesquisadores aprofundarem seus conhecimentos em áreas como instrumentação geomagnética, processamento de dados e aplicações científicas. As atividades serão divididas entre o Observatório Magnético de Vassouras (VSS), onde ocorrerão as medições de comparação, e o Bliss Hotel, que sediará as sessões científicas e a Escola de Verão, localizada a 0,4 km do observatório.
Entre os principais temas abordados no evento, destacam-se as atualizações sobre observatórios geomagnéticos e suas redes, além de tópicos como variação secular, clima espacial e cartas magnéticas. A Escola de Verão foca em programação, com cursos ministrados por especialistas renomados. Roman Leonhardt, por exemplo, oferecerá um curso sobre preparação, análise e verificação de dados em geomagnetismo, enquanto Luiz Benyosef abordará o desenvolvimento de sensores fluxgate de alta resolução. Outros tópicos incluem o levantamento de estações de repetição geomagnéticas e o estudo de estações magnéticas em latitudes influenciadas pela Anomalia Magnética do Atlântico Sul (SAMA), com o cientista Clezio De Nardin.
Além das sessões teóricas, o workshop oferecerá uma demonstração prática no campus do VSS, onde Jean Rasson e Alex Gonsette apresentarão o funcionamento de um observatório magnético automático de alta precisão, ilustrando como tecnologias avançadas podem aprimorar a coleta de dados.
O evento oferece a oportunidade para ampliar o conhecimento e fomentar o intercâmbio de experiências entre profissionais e estudantes, que terão um espaço privilegiado para aprender com grandes nomes da área. Para os interessados que queiram participar, mas que possam ter dificuldades financeiras, o workshop oferece apoio disponível para esses participantes, para isso, é necessário entrar em contato pelos canais clicanco aqui.