Problemas na boca podem afetar outras partes do corpo, como o sistema cardiovascular, sistema imunológico, agravamento de doenças crônicas com Alzheimer, Câncer e até problemas emocionais.
Dia Nacional da Saúde Bucal reforça a necessidade de integrar a saúde da boca com a do corpo | Foto: Laísa Queiroz/MS
O Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado em 25 de outubro, é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a importância de manter a saúde bucal em dia. No Brasil, os índices de problemas dentários ainda são alarmantes: segundo dados do IBGE, 11% dos brasileiros nunca foram ao dentista, e mais de 20 milhões de pessoas já perderam todos os dentes. Esses números evidenciam a necessidade de maior prevenção e acesso a tratamentos odontológicos.
Fernando Avellar, dentista com visão em odontologia integrativa e biológica, ressalta a importância de cuidar não apenas da boca, mas de todo o organismo. "A odontologia integrativa vai além do tratamento dentário. Nós olhamos para o ser humano de forma sistêmica, entendendo que a saúde bucal impacta diretamente à saúde geral. Problemas na boca podem afetar outras partes do corpo, como o sistema cardiovascular, sistema imunológico, agravamento de doenças crônicas com Alzheimer, Câncer e até problemas emocionais", explica Avellar.
Ele também destaca que os cuidados preventivos e melhora na dieta são essenciais para evitar doenças como cáries, gengivites e câncer bucal, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), registra cerca de 15 mil novos casos por ano no Brasil. "A prevenção começa em casa, com uma higiene adequada e visitas regulares ao dentista, melhora no estilo de vida. Além disso, a alimentação tem um papel fundamental na saúde bucal. Alimentos ricos em açúcar e ultraprocessados, por exemplo, aumentam o risco de cáries, além do aumento da glicemia que leva a diabetes", completa o dentista.
O Dia Nacional da Saúde Bucal reforça a necessidade de integrar a saúde da boca com a do corpo, e Fernando Avellar enfatiza: "Nosso objetivo não é apenas tratar os dentes, mas garantir que o paciente tenha mais qualidade de vida. A saúde começa pela boca, e cuidar dela é cuidar do corpo e da mente."