top of page

China embarca primeiro trem que atenderá a Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo

A chegada da composição está programada para o mês de julho e é apenas a primeira de um total de 14 unidades

O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô, projetado especialmente para esta nova rota, iniciou sua jornada embarcando no porto de Zhangjiagang, região de Shanghai, na China, com destino ao Brasil. A chegada da composição ao porto de Santos, em São Paulo, está prevista para o mês de julho, a bordo do navio cargueiro Kong Que Song.

Após a chegada, seguindo os protocolos de liberação aduaneira, o novo trem será encaminhado ao Pátio Água Espraiada, onde será montado e submetido a uma série de testes e verificações de segurança. O trem foi projetado para atender uma capacidade para até 616 pessoas, inclui assentos prioritários e áreas acessíveis para deficientes. A composição é composta por cinco carros equipados com sistema de ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndios, além de um sistema de comunicação audiovisual aos passageiros.

De acordo com a companhia, outro destaque é o sistema de bateria que garante autonomia de tração entre as estações, aumentando a eficiência operacional da linha. Este primeiro trem é apenas o início de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo à BYD, com previsão de chegada do segundo trem ainda este ano e os demais sendo entregues gradativamente até 2025.

Ainda segundo a companhia, a meta é concluir a obra bruta da Linha 17-Ouro até o final de 2025, possibilitando a instalação dos sistemas necessários para a abertura da linha em 2026. Esta nova rota será fundamental para a integração do Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, beneficiando diariamente cerca de 100 mil pessoas e proporcionando uma alternativa eficiente e sustentável de deslocamento na cidade de São Paulo.

bottom of page