top of page

Projeto Endometriose Brasil: Capacitação de Profissionais de Saúde para Melhorar o Tratamento da Doença

Parceria entre Ministério da Saúde e Beneficência Portuguesa oferece cursos online para aprimorar o tratamento da endometriose. Inscrições abertas.

Os cursos ficarão disponíveis até 2026 | Foto: Divulgação

Cerca de 1,2 mil médicos, enfermeiros e agentes comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram capacitados no Projeto Endometriose Brasil, uma iniciativa resultante da parceria entre o Ministério da Saúde e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS). O objetivo dessa parceria é introduzir melhorias nos processos de triagem, diagnóstico e tratamento dos casos de endometriose, uma condição que causa dores intensas e impacta negativamente a vida das pacientes.

Até o momento, 89 cirurgiões e 19 radiologistas de unidades hospitalares receberam treinamento específico. Além disso, mais de 1,1 mil médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde foram qualificados por meio de cursos online voltados para a atenção primária.

Débora Beltrammi, assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, destaca a importância do projeto: "O projeto fortalece a linha de cuidado de uma das doenças ginecológicas mais comuns no Brasil, e, ainda assim, tão invisibilizada." Ela reforça a mensagem de que todos os profissionais de saúde podem contribuir para a saúde e qualidade de vida das mulheres atendidas na rede pública do país.

O Projeto Endometriose Brasil oferece atualmente três cursos online gratuitos para profissionais de saúde da atenção primária, visando melhorar a identificação dos pacientes que necessitam de tratamento. Considerando que a endometriose é uma condição difícil de ser diagnosticada, pois os sintomas podem ser confundidos com cólicas comuns, esses cursos são fundamentais para uma abordagem mais eficaz da doença. Os cursos estarão disponíveis até 2026. Inscreva-se

  • Curso de Qualificação: Enfermeiros das unidades básicas de saúde

  • Curso de Qualificação: Médicos das unidades básicas de saúde

  • Curso de Capacitação: Agentes de saúde em Endometriose 

Além da capacitação online, o projeto também promoveu a formação de médicos responsáveis pelo diagnóstico da endometriose em exames de imagem de cinco hospitais de referência das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Equipes cirúrgicas desses hospitais foram treinadas para realizar o tratamento minimamente invasivo da endometriose, considerado o padrão ouro entre todas as terapias disponíveis.

Durante o treinamento, foram realizadas 100 cirurgias para endometriose profunda, com acompanhamento pós-operatório por seis meses. Os profissionais também participaram de imersões na Beneficência Portuguesa para conhecer processos e boas práticas replicáveis nos hospitais regionais. Uma plataforma online interativa foi disponibilizada, oferecendo videoaulas, e-books, questionários, canal de dúvidas e indicação de literatura especializada com links para artigos.


bottom of page