top of page

PrEP na Rua realiza ações de prevenção ao HIV na Praça da Sé

A Profilaxia Pré-Exposição, conhecida como PrEP, é uma estratégia preventiva utilizada por pessoas HIV-negativas que estão em maior risco de contrair o vírus.

Na terça-feira, dia 14 de maio, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente no Mutirão de Atendimento Pop Rua Jud Sampa, que ocorrerá na Praça da Sé. Com o objetivo de ampliar o acesso à prevenção do HIV, a equipe especializada oferecerá testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de iniciar o uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV.

O Projeto PrEP na Rua é uma iniciativa que visa alcançar os segmentos mais vulneráveis da população, proporcionando-lhes acesso à PrEP. Essa estratégia consiste na administração diária de medicamentos antirretrovirais, garantindo proteção em caso de exposição ao vírus.

Durante o evento, também serão distribuídos insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificantes, como parte dos esforços para promover práticas seguras e saudáveis. A Profilaxia Pré-Exposição, conhecida como PrEP, é uma estratégia preventiva utilizada por pessoas HIV-negativas que estão em maior risco de contrair o vírus. Consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais, para reduzir significativamente o risco de infecção pelo HIV em caso de exposição ao vírus. Essa abordagem é especialmente recomendada para grupos de alto risco, como profissionais do sexo, parceiros sorodiferentes (onde um dos parceiros é HIV-positivo e o outro é HIV-negativo), entre outros casos. A PrEP tem se mostrado altamente eficaz na prevenção do HIV quando tomada conforme prescrito, sendo uma ferramenta importante no combate à epidemia de HIV/AIDS.

Serviço - PrEP na Rua

O que é: Oferecimento do início da profilaxia pré-exposição (PrEP) para HIV, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante.

Data, horário e local:

  • Data: 14/05 (terça-feira)

  • Horário: Das 9h às 17h

  • Local: Pop Rua Jud Sampa - Praça da Sé

Essa iniciativa reforça o compromisso da SMS em promover a saúde e bem-estar da população, garantindo o acesso a serviços de prevenção e cuidado em saúde sexual.

Comments


bottom of page