top of page

OPAS promove debate sobre gênero e liderança na Enfermagem em webinário

CofenPlay vai transmitir seminário da Organização Pan-Americana de Saúde na formação e na práticas da profissão

Evento faz parte das atividades da OPAS em alusão ao 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (09), das 15h às 17h, horário de Brasília, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) realizará o webinário “Gênero, liderança e inovação na formação e na prática de Enfermagem”, com transmissão simultânea pelo CofenPlay. O evento tem como objetivo discutir o protagonismo e os desafios enfrentados pelas mulheres na profissão, emitindo certificados para todos os participantes.


O webinário integra as atividades da OPAS em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, no dia 12 de maio, e aborda uma questão essencial. Na região das Américas, 56% dos profissionais de saúde são enfermeiros, e mais de 80% desse grupo são mulheres. Apesar de representarem a maioria, essas profissionais enfrentam obstáculos estruturais e desigualdades em oportunidades de trabalho e benefícios.


De acordo com dados da OPAS, as mulheres na área da saúde recebem em média salários 20% menores que os homens, encontram dificuldades para ascender a cargos de liderança e são sub-representadas em posições de alto escalão tanto na saúde quanto na política.


No Brasil, 85% dos profissionais de enfermagem são mulheres, sendo que 53,3% delas são negras, enfrentando desafios adicionais devido à discriminação racial e à estagnação no desenvolvimento profissional.


Globalmente, a situação não é diferente. O relatório “A Situação das Mulheres e a Liderança na Saúde Global”, da “Women in Global Health”, revela que, embora 70% dos profissionais de saúde sejam mulheres, apenas 25% dos cargos de liderança no setor são ocupados por elas.

Commentaires


bottom of page