top of page

Ministério da Saúde declara 1,7 mil óbitos por decorrência da dengue

Ministério da Saúde alerta que até o momento o Brasil registra 3,8 milhões de casos prováveis de dengue, sendo 40,4 mil graves e de sinal de alarme.


O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (25), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios em 6 estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso. As novas regiões serão contempladas com a quarta remessa de 986,5 mil doses que também será destinada para os municípios beneficiados nas etapas anteriores.


“Agora, temos 25 estados da federação contemplados com a vacina. Com essas novas remessas que estão sendo distribuídas, vamos chegar a 1,3 mil municípios atendidos em todo o Brasil. Importante destacar que estamos seguindo a lista de regiões previamente pactuada com os gestores de saúde dos estados e dos municípios”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista a jornalistas.

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais:


  • Ranqueamento das regiões de saúde e municípios;

  • Quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante);

  • Cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.


Combate ao mosquito


Autoridades de saúde pública garantem que para evitar a dengue, a eliminação dos focos do mosquito continua sendo uma das medida mais eficazes. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.


Total de casos e óbitos


Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, divulgados na última quarta-feira (24), o Brasil apresenta um total de 3.809.060 casos de dengue, representando um aumento de 2,30 vezes em relação aos 1.649.144 casos confirmados em 2023.

コメント


bottom of page