top of page

Cólera é registrada no Brasil após 18 anos

O caso atual foi confirmado pelo Ministério da Saúde, sendo que os últimos registros da doença ocorreram entre os anos de 2004 e 2005, no estado de Pernambuco. .

Novo caso de Cólera é registrado no Brasil 18 anos após o primeiro caso local. Um homem de 60 anos, morador de Salvador, capital do estado da Bahia, foi diagnosticada com a infecção bacteriana intestinal aguda confirmada por testes laboratoriais. A notificação foi divulgada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente em nota técnica na última sexta-feira (19). Os últimos registros da doença ocorreram entre os anos de 2004 e 2005 em Pernambuco.


O órgão público declarou em nota que não há registro de que o paciente nem teve contato com outras pessoas infectadas ou tenha viajado para países onde a cólera é frequente,

Ainda segundo a nota, as autoridades de saúde declaram que uma inestigação foi realizada pelas equipes de saúde com apoio de pessoas que tiveram contato com o paciente e descartaram o início de um surto pois se trata de um caso isolado, e que não foram noticificados outros casos.


O Ministério da Saúde informa que a cólera é doença bacteriana infecciosa intestinal aguda e é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa, e está diretamente relacionada à más condições de saneamento básico e à higiene.


A infecção pode se apresentar na forma leve, podendo ser assintomática ou causar diarreia leve, ou na forma grave cujos sintomas incluem diarreia aquase intensa e desidratação rápida, em alguns casos pode apresenar vômitos, dor abdominal e cãibras, podendo ser fatal se não tratada adequadamente

Ainda de acordo com o MS, o homem não transmite mais o agente da cólera desde o último dia 10 de abril.


A Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera.

Comments


bottom of page