top of page

Lixo Radioativo: Cidade de Saga inicia discussões sobre descarte de resíduos nucleares

A assembleia municipal de Genkai, iniciou deliberações para examinar a adequação de um local de disposição final para resíduos radioativos de alto nível de usinas nucleares.



A assembleia municipal de Genkai, província de Saga, iniciou deliberações na quarta-feira sobre a aceitação de uma "pesquisa de literatura" para examinar a adequação da cidade para sediar um local de disposição final para resíduos radioativos de alto nível de usinas nucleares.

As discussões no comitê especial da assembleia começaram depois que grupos empresariais locais apresentaram uma petição pedindo que a cidade do sudoeste do Japão aceitasse a pesquisa.


Funcionários da Organização de Gestão de Resíduos Nucleares do Japão, ou NUMO, responsável pela realização da pesquisa, e outras organizações relacionadas participaram na reunião especial do comité para dar explicações.

Se a petição for adotada pela comissão especial e pelo plenário, o prefeito de Genkai precisará tomar a decisão final sobre aceitar ou não a pesquisa.

Alguns membros da assembleia são a favor da aceitação da pesquisa, mas o prefeito Shintaro Wakiyama assumiu uma postura cautelosa sobre o assunto.

A comissão especial não chegou à sua conclusão na sessão de quarta-feira. Ele retomará suas discussões já na próxima semana.

Em Tóquio, o secretário-chefe do gabinete, Yoshimasa Hayashi, saudou o início das discussões da assembleia municipal numa conferência de imprensa, dizendo que o governo central "trabalhará para fornecer as informações necessárias em todo o país, numa tentativa de expandir as áreas onde a pesquisa é realizada".

O levantamento da literatura, ou pesquisa de artigos e dados, é o primeiro passo de um processo de três etapas para selecionar um local de disposição final. Os municípios podem decidir se se candidatam ao inquérito e aqueles que aceitam podem receber até 2 mil milhões de ienes em subsídios estatais durante dois anos.

Assim que uma área for considerada adequada para um local de disposição final na pesquisa, ela passa para a segunda etapa do processo de seleção após o consentimento do governador da província local.

O governador da Saga, Yoshinori Yamaguchi, rejeitou a ideia de hospedar um local de disposição final, não deixando claro se Genkai será capaz de avançar no processo de seleção.





Kommentare


bottom of page