Nesta terceira edição do curso, oferecido pelo Instituto Ame Sua Mente, 5.000 vagas estão sendo disponibilizadas
Psiquiatra Rodrigo Bressan visita a Escola Estadual Isai Leirner em SP | Fotos: Nayra Baptistelli
O programa “Ame sua Mente na Escola”, do Instituto Ame Sua Mente, está com inscrições abertas e disponibilizará 5.000 vagas para a rede de ensino do estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto, no site da EFAPE, na seção "Cursos e Formações". Este ano, além dos educadores, a formação também está aberta para os psicólogos e vigilantes das escolas. O curso é autoinstrucional e as atividades de 2024 deverão ser realizadas entre 12 de agosto e 15 de novembro.
O Ame sua Mente na Escola surgiu a partir da constatação de que 80% dos jovens demoram de 8 a 10 anos para buscar o tratamento adequado e de que metade dos quadros de transtornos mentais surgem antes de a criança completar 14 anos e 75%, antes dos 24.
“A saúde mental dos nosso jovens não anda bem. O IASM estabelece estratégias para promover a SM e prevenir problemas emocionais através da formação de educadores que acompanham de perto estes jovens. O conhecimento é a maior arma contra o preconceito”, alerta Rodrigo Bressan, psiquiatra e presidente do Instituto Ame Sua Mente.
Os problemas mentais em crianças e jovens, sem acompanhamento por um profissional especializado, podem provocar atrasos na leitura, déficit na aprendizagem, repetência e evasão escolar, além de comprometer a vida adulta dos mesmos
A iniciativa visa estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar e, assim, trabalhar a prevenção dos transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas e a resolução de questões de saúde mental relacionadas ao processo de aprendizagem.
Clarice Madruga, psicóloga do instituto Ame Sua Mente durante aula ao vivo sobre TDAH | Fotos: Nayra Baptistelli
A formação tem oito módulos, que abordam assuntos como depressão, transtornos de ansiedade, TDAH e bullying. A novidade este ano é que, além de oferecer estratégias para os participantes trabalharem essas questões em sala de aula, eles também irão aprender sobre autocuidado, com orientações e dicas de como podem cuidar melhor de si mesmos. “Estamos cuidando de quem cuida.”, reforça Andréa Regina, Diretora Executiva do Instituto Ame sua Mente.
Em 2023, a iniciativa impactou cerca de 1.500 profissionais da educação, envolveu mais de 680 escolas públicas e beneficiou indiretamente mais de 50 mil estudantes. Após o término do curso, a avaliação de resultados mostrou, dentre outros indicadores positivos, que 95,8% entendem que o conteúdo apresentado ampliou seu conhecimento sobre saúde mental e que 85,6% dos educadores se sentem preparados para identificar problemas relacionados à saúde mental de seus alunos.
No Brasil, apenas 20% dos jovens com transtornos mentais recebem tratamento. Este cenário, em boa parte, é resultado da falta de conhecimento e do estigma em torno do assunto.
Instituto Ame Sua Mente
Fundado e presidido pelo psiquiatra Rodrigo Bressan, o Instituto Ame Sua Mente é uma organização da sociedade civil que desenvolve projetos pautados em pesquisas científicas com foco na promoção da saúde mental, redução do estigma, prevenção e manejo de transtornos. A organização tem o ambiente escolar como o principal cenário das intervenções e o educador da rede pública como principal agente de transformação.