top of page

Ame sua Mente na Escola: projeto que oferece formação em saúde mental para educadores da rede pública de SP está com inscrições abertas

Nesta terceira edição do curso, oferecido pelo Instituto Ame Sua Mente, 5.000 vagas estão sendo disponibilizadas

Psiquiatra Rodrigo Bressan visita a Escola Estadual Isai Leirner em SP | Fotos: Nayra Baptistelli

O programa “Ame sua Mente na Escola”, do Instituto Ame Sua Mente, está com inscrições abertas e disponibilizará 5.000 vagas para a rede de ensino do estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto, no site da EFAPE, na seção "Cursos e Formações". Este ano, além dos educadores, a formação também está aberta para os psicólogos e vigilantes das escolas. O curso é autoinstrucional e as atividades de 2024 deverão ser realizadas entre 12 de agosto e 15 de novembro.

O Ame sua Mente na Escola surgiu a partir da constatação de que 80% dos jovens demoram de 8 a 10 anos para buscar o tratamento adequado e de que metade dos quadros de transtornos mentais surgem antes de a criança completar 14 anos e 75%, antes dos 24.

“A saúde mental dos nosso jovens não anda bem. O IASM estabelece estratégias para promover a SM e prevenir problemas emocionais através da formação de educadores que acompanham de perto estes jovens. O conhecimento é a maior arma contra o preconceito”, alerta Rodrigo Bressan, psiquiatra e presidente do Instituto Ame Sua Mente.

Os problemas mentais em crianças e jovens, sem acompanhamento por um profissional especializado, podem provocar atrasos na leitura, déficit na aprendizagem, repetência e evasão escolar, além de comprometer a vida adulta dos mesmos

A iniciativa visa estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar e, assim, trabalhar a prevenção dos transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas e a resolução de questões de saúde mental relacionadas ao processo de aprendizagem.

Clarice Madruga, psicóloga do instituto Ame Sua Mente durante aula ao vivo sobre TDAH | Fotos: Nayra Baptistelli


A formação tem oito módulos, que abordam assuntos como depressão, transtornos de ansiedade, TDAH e bullying. A novidade este ano é que, além de oferecer estratégias para os participantes trabalharem essas questões em sala de aula, eles também irão aprender sobre autocuidado, com orientações e dicas de como podem cuidar melhor de si mesmos. “Estamos cuidando de quem cuida.”, reforça Andréa Regina, Diretora Executiva do Instituto Ame sua Mente.

Em 2023, a iniciativa impactou cerca de 1.500 profissionais da educação, envolveu mais de 680 escolas públicas e beneficiou indiretamente mais de 50 mil estudantes. Após o término do curso, a avaliação de resultados mostrou, dentre outros indicadores positivos, que 95,8% entendem que o conteúdo apresentado ampliou seu conhecimento sobre saúde mental e que 85,6% dos educadores se sentem preparados para identificar problemas relacionados à saúde mental de seus alunos.

No Brasil, apenas 20% dos jovens com transtornos mentais recebem tratamento. Este cenário, em boa parte, é resultado da falta de conhecimento e do estigma em torno do assunto.


Instituto Ame Sua Mente


Fundado e presidido pelo psiquiatra Rodrigo Bressan, o Instituto Ame Sua Mente é uma organização da sociedade civil que desenvolve projetos pautados em pesquisas científicas com foco na promoção da saúde mental, redução do estigma, prevenção e manejo de transtornos. A organização tem o ambiente escolar como o principal cenário das intervenções e o educador da rede pública como principal agente de transformação.

Comments


bottom of page