Vazamento de hélio e problemas com os propulsores estavam entre alguns dos problemas apresentados pela unidade da Boeing
Cápsula retorna da Estação Espacial Internacional sem tipulação | Foto: Nasa
O retorno da cápsula CST-100 Starliner da Boeing está previsto para hoje, 6 de setembro, com o desacoplamento da Estação Espacial Internacional (ISS) às 19h04, no horário de Brasília. A cápsula, que enfrenta problemas técnicos, retornará sem tripulação para garantir a segurança dos astronautas.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que chegaram à ISS em junho a bordo da Starliner, não retornarão com a cápsula devido a problemas não resolvidos. A NASA decidiu que a dupla voltará à Terra em fevereiro de 2025, a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX, após identificar riscos significativos no sistema de propulsão da Starliner.
✅Clique e siga Ciência Elementar no Instagram
A cápsula Starliner começou a apresentar falhas técnicas durante sua trajetória até a ISS. Vazamento de hélio e problemas com os propulsores estavam entre alguns dos problemas apresentados pela unidade, o que levou a NASA e a Boeing a optar por um retorno sem tripulação. O pouso da Starliner está previsto para este sábado, 7 de setembro, às 1h03, no Porto Espacial White Sands, no Novo México, com a ajuda de paraquedas e airbags.
Para possibilitar o retorno de Wilmore e Williams, dois dos quatro astronautas da missão Crew-9, programada para 24 de setembro, terão de ceder seus lugares. Dessa forma, a Crew-9 partirá com apenas dois tripulantes e retornará após cinco meses, trazendo os astronautas da missão Starliner e dois dos astronautas que atualmente estão na ISS.
Bill Nelson, administrador da NASA, afirmou que a decisão de enviar a cápsula de volta sem tripulação é para garantir a segurança dos astronautas da Starliner. A Boeing garante que continua trabalhando para a segurança da missão e na solução dos problemas da Starliner.
Komentar