top of page

Evento debate crescimento da disseminação de notícias falsas

Na era digital, a velocidade da informação atinge níveis sem precedentes, consolidando a internet como a principal fonte de notícias para muitos

Hoje, 05 de julho, às 14, a RNCD Brasil e o ICIE (International Center for Information Ethics) promovem um evento que busca discutir o crescimento da disseminação de notícias falsas e enganosas, uma tendência que vem alarmando especialistas e estudiosos. Na era digital, a velocidade da informação atinge níveis sem precedentes, consolidando a internet como a principal fonte de notícias para muitos. Contudo, esse cenário também traz à tona um problema antigo com nova intensidade: a desinformação. Este fenômeno vai além de simples notícias falsas, atuando como um agente social que pode causar danos profundos à sociedade.

Os impactos da desinformação são variados e, muitas vezes, graves. No campo da saúde, por exemplo, a disseminação de informações incorretas sobre tratamentos e vacinas pode levar as pessoas a rejeitarem cuidados médicos essenciais, colocando em risco tanto suas próprias vidas quanto a saúde pública em geral. Na política, a desinformação pode ser usada para manipular a opinião pública, influenciar resultados eleitorais e enfraquecer a democracia.

O combate à desinformação é cada vez mais urgente. A live será transmititdo no canal da RNCD Brasil e contará com a mediação de Marco Schneider (presidente do ICIE, pesquisador titular do IBICT e professor UFF) e tem como convidados:  Magali Cunha (Editora Geral do Coletivo Bereia), Rafael Capurro (Fundador do ICIE), Júlio Piffero (Diretor do DPB-CAPES) e Gustavo Saldanha (Pesquisador IBICT e professor Unirio).

Comentarios


bottom of page