top of page

Após surto de meningite em um ano DF convoca para vacinação

O Brasil possui um dos calendários de imunização mais abrangentes do mundo, oferecendo 45 diferentes imunobiológicos gratuitamente para toda a população

O esquema vacinal conta com a vacina ACWY e as doses BCG e meningocócica C conjugada que são disponibilizadas gratuitamente no SUS | Foto:

Um surto de meningite registrou 107 casos e 14 mortes por meningite, em 2023, no Distrito Federal, conforme divulgado no boletim anual da Secretaria de Saúde (SES-DF). A meningite, caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, não apenas pode deixar sequelas permanentes, mas também apresenta risco de morte. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde convoca crianças e adolescentes de 11 a 14 anos para receberem a Vacina Meningocócica ACWY. Essa vacina protege contra os quatro sorotipos da doença, porém, dados recentes revelam uma taxa de vacinação abaixo do ideal, com menos de 35% de cobertura na faixa etária indicada.

Para garantir a imunização, basta comparecer a uma das salas de imunização portando a caderneta de vacinação. A aplicação da ACWY pode ser feita simultaneamente com outras vacinas do calendário básico, exceto a da dengue.

É importante ressaltar que a prevenção contra a meningite envolve mais do que apenas a vacina ACWY. O esquema vacinal abrange também as doses BCG e meningocócica C conjugada, ambas disponíveis no calendário básico de vacinação. É recomendado que os responsáveis solicitem uma análise da caderneta de vacinação em Unidades Básicas de Saúde para verificar se há alguma dose em atraso. Rede de vacinação

O Brasil possui um dos calendários de imunização mais abrangentes do mundo, oferecendo 45 diferentes imunobiológicos gratuitamente para toda a população, e conta com mais de 38 mil salas de vacinas coordenadas por profissionais de enfermagem, e uma equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que desempenham um papel crucial na campanha de imunização no país.

Considerada uma conquista civilizatória e científica, a vacinação desempenha um papel fundamental no controle e erradicação de doenças. Seu impacto positivo para a saúde é equiparado ao acesso à água potável pela Organização Mundial da Saúde. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é reconhecido como um dos maiores do mundo, garantindo a oferta de vacinas essenciais para todos os cidadãos.

Comments


bottom of page